10 MOTIVOS PARA VIAJAR PARA A CROÁCIA
Está planejando uma viagem inesquecível para a Croácia? Então listamos 10 MOTIVOS PARA VIAJAR PARA CROÁCIA.
Bem, não é segredo que este destino é um verdadeiro paraíso. No entanto, o que muitos não sabem é que, além das praias de águas cristalinas e paisagens de tirar o fôlego, a rica história e cultura da Croácia também atraem visitantes de todo o mundo.
1. DUBROVNIK
Dubrovnik é conhecida por “Pérola do Adriático”, por conta da sua beleza natural, clima ameno, águas cristalinas e rica arquitetura histórica. Situada no extremo sul da Croácia, esta cidade encanta facilmente até os viajantes mais exigentes. Portanto, não perca a chance de conhecer estes pontos essenciais durante sua visita à cidade:
CIDADE VELHA (OLD TOWN)
Considerada um Patrimônio Mundial da UNESCO, Dubrovnik é cercada por muralhas medievais bem preservadas. É impossível não se apaixonar pelas ruas de paralelepípedos. Além disso, indicamos uma tranquila caminhada para admirar a arquitetura gótica e renascentista. E mais, não deixe de visitar a Placa Stradun, a principal rua da cidade exclusiva para pedestres. Lá, você encontrará a Grande Fonte de Onofrio, o mosteiro franciscano, o mosteiro dominicano, o Palácio Sponza e a Igreja de São Brás.
MURALHAS DE DUBROVNIK
Um verdadeiro testemunho da história de Dubrovnik, as muralhas possuem cerca de 1940 metros, e foi construída para proteger a cidade de ataque de inimigos. Extremamente bem preservada, ela carrega um simbolismo de força e resiliênca muito forte. Com vistas panorâmicas espetaculares, nas muralhas você poderá explorar as quatro grandes fortalezas Revelin, São João, Minčeta (o ponto mais alto das muralhas) e Bokar.
FORTALEZA LOVRIJENAC
Por falar em Fortalezas, não deixe de incluir a de Lovrijenac em seu roteiro. Ela é conhecida como o ‘Gibraltar do Adriático’ e está situada em uma colina rochosa. Além disso, lá foram filmadas cenas da série ‘Game of Thrones’, e vamos contar mais detalhes no decorrer deste post!
PALÁCIO DO REITOR
O que no passado serviu como centro de poder da República de Ragusa – uma república marítima centrada na cidade de Ragusa (atual Dubrovnik) de 1358 a 1808 – agora abriga um museu com artefatos históricos e exposições interessantes.
ILHAS DE LOKRUM
Apesar de Dubrovnik ser um destino com praias maravilhosas, como a Banje Beach com vista para as muralhas, indicamos também fazer um passeio de barco até a Ilha de Lokrum, localizada a poucos minutos de Dubrovnik, para conhecer os jardins botânicos, nadar nas enseadas e visitar o Mosteiro Beneditino.
Está é, sem dúvidas, a melhor opção de hospedagem na cidade. Um hotel que tem como suas principais características a privacidade, vistas espetaculares, estilo contemporâneo e atemporal, preservando a essência de Dubrovnik com muita elegância!
O hotel está situado em penhascos rochosos, proporcionando vistas deslumbrantes do Mar Adriático e da cidade histórica, que são dois dos pontos destaques da cidade. Tem arquitetura modernista elegante e um ambiente sofisticado e tranquilo.
O restaurante do hotel, de nome Pjerin, é conhecido por por sua culinária mediterrânea com um toque contemporâneo; e o Spa Villa Spa oferece tratamentos personalizados para você relaxar e recarregar as energias.
Então, se você, assim como nós, gosta de se hospedar em um lugar que ofereça uma combinação perfeita de conforto, beleza e serviço de qualidade, o Hotel Villa Dubrovnik é, definitivamente, a melhor opção na cidade. Que tal?
2. OS LINDOS CENÁRIOS ONDE FORAM GRAVADOS GAME OF THRONES
Provavelmente você já ouviu falar de Game of Thrones, uma das séries de maior sucesso e bem avaliada pela crítica do mundo, mas você sabia que grande parte desta série foi gravado usando cidades croatas como cenário? De fato, cenários esses que você pode conhecer, refazer os passos de seus personagens favoritos e alguns guias turísticos participaram das filmagens, seja na produção ou como figurantes, então podem compartilhar histórias interessantes e detalhes dos bastidores que ninguém mais sabe. Abaixo, confira abaixo oalguns cenários usados em Game of Thrones:
Dubrovnik
A cidade foi transformada em King’s Landing, a capital dos Sete Reinos. As muralhas de Dubrovnik, o Forte Lovrijenac e o Portão de Pile são apenas alguns dos locais usados para filmar cenas icônicas da série.
Split
O Palácio de Diocleciano em Split serviu como cenário para as masmorras onde Daenerys mantinha seus dragões e também para a sala do trono dela.
Fortaleza de Klis
Próxima a Split, a fortaleza foi usada para representar a cidade de Meereen, onde Daenerys luta contra os mestres para libertar os escravos.
Ilha de Lokrum
A ilha foi usada como cenário para a cidade livre de Qarth que teve a marcante visita de Daenerys na segunda temporada.
Trsteno Arboretum
Este jardim botânico serviu como os jardins do palácio de King’s Landing, onde muitas intrigas e conversas secretas aconteceram.
Praia de Trstenik
As águas cristalinas da Praia de Trstenik, foi o cenário da Baía dos Escravos.
3. HVAR, A MAIS FAMOSA DAS ILHAS CROATAS
Hvar reune tudo que há de melhor em férias de verão: Beleza natural, com praias paradisíacas, com um um rico patrimônio histórico e cultural, com monumentos que são Patrimônios da UNESCO, e uma famosa e vibrante vida noturna, com muitos bares e clubes que atraem visitantes do mundo inteiro.
Confira nossas dicas especiais do que visitar em Hvra:
Fortaleza de Hvar
Também conhecida como Fortaleza Espanhola (Spanjola), é uma estrutura histórica nas colinas construída no século XVI. ALém de apreciar a vista e o bárbaro pôr do sol, você pode visitar o pequeno museu dentro da fortaleza.
Praia Dubovica e Ilha de Pakleni
A Praia Dubovica é uma das mais bonitas da Croácia, perfeita para banho de sol e de mar. Também vale muito a pena fazer um passeio de barco até as Ilhas Pakleni, um arquipélago próximo a Hvar.
Vida Norturna
A área da cidade antiga é perfeita para encontrar opções de bares, clubes e lounges badalados. A área à beira-mar, conhecida como Riva, também é um ótimo lugar para passear à noite.
Você também ão pode deixar de conhecer:
Cidade Velha
Catedral de São Estêvão
Mosteiro Franciscano
O Palace Elisabeth é um marco histórico com uma história que remonta ao século XIII e ter este conhecimento é, sem dúvidas, parte desta experiência única e te contaremos o porquê.
Originalmente, o local era ocupado pelo complexo residencial do Duque de Hvar e tinha grande importância durante o período de domínio veneziano, quando diferentes duques deixaram sua marca na história do lugar. Após a queda de Veneza, o palácio perdeu seu brilho, sendo negligenciado e eventualmente demolido no final do século XIX. No seu lugar, foi construído o HERITAGE PALACE ELISABETH (Kurhotel Kaiserin Elisabeth), superando as dificuldades do século passado.
Como uma homenagem à rica herança veneziana que enriqueceu a cidade com magníficos monumentos de pedra, o hotel encapsula o melhor desses dois universos. Sua entrada é marcada por um sítio arqueológico localizado na parte sudoeste da antiga muralha da cidade. Além disso, nas paredes, podem ser encontrados buracos de canhão redondos (loopholes), que remontam a períodos anteriores ao domínio veneziano, ressaltando ainda mais a história do local. Não menos significativos são os dois leões de pedra que guardam a entrada do hotel, símbolos da autoridade veneziana. O leão maior, datado de 1462, é o mais antigo preservado em Hvar, tendo sido colocado ali pelo Duque de Hvar, Francesco Giusti.
4. LAGOS PLITVICE
Os Lagos Plitvice são 16 lagos interligados por cachoeiras que parecem ter saído de um conto de fadas perfeito para fazer trilhas, é o mais antigo e maior parque nacional do país. Não é a toa que é um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
São mais de 18km de caminhos que te esperam para serem descobertos. E o melhor, tem opções para todos, desde os mais aventureiros até para quem quer apenas um passeio tranquilo. Então, basta escolher a trilha que mais combina com seu estilo e energia. Agora vamos destrinchar as nossas duas de nossas rotas favoritas, dos Lagos Superiores e Inferiores e Trilha K:
Lagos Superiores e Inferiores
A rota mais visitada no parque e inclui um passeio pelo sistema de lagos dos Lagos Plitvice, sendo 12 superiores e 4 inferiores. Os lagos superiores são mais largos, mais recortados e têm margens mais suaves, enquanto os lagos inferiores são cortados em um cânion estreito de encostas íngremes. Alguns dos lagos incluídos são o Lago Prošćansko, Ciginovac, Okrugljak e outros.
Trilha K (verde)
Essa trilha segue a rota oficial de caminhada K (verde) nos Lagos Plitvice. É a trilha mais longa do parque, com cerca de 10 km e duração de, aproximadamente, 8 horas. A trilha começa na entrada principal do parque e leva às imponentes cachoeiras de Sastavci, continuando ao longo dos lagos em cascata Donja Jezera.
5. ZADAR E O SEA ORGAN
Zadar é uma cidade encantadora na Croácia, localizada na região da Costa da Dalmácia, à beira do Mar Adriático, relativamente perto dos Lagos Plitvice, a aproximadamente 119 quilômetros. Zadar é o lar do impressionante Sea Organ (Órgão do Mar), uma instalação musical que produz sons com as ondas do mar.
À beira-mar, o Sea Organ é composto por 35 tubos ocultos que imitam órgãos musicais. Quando as ondas colidem e penetram nesses tubos, geram sons harmônicos e tranquilizantes. Não se trata apenas de um órgão de tubos comum; é uma obra de arte sonora arquitetônica concebida por Nikola Bašić e inaugurada em 2005. O tipo de som produzido varia conforme a intensidade das ondas: em águas calmas, os sons são suaves e serenos, enquanto em dias de mar agitado, tornam-se mais enérgicos e robustos. Este local é ideal para relaxar, sentir a brisa do mar, apreciar a paisagem, mergulhar em um livro ou simplesmente contemplar os sons da natureza.
Em Zadar, você também não pode deixar de conhecer:
Monumento de Saudação ao Sol
Ao lado do Órgão do Mar, este monumento é uma obra de arte que capta a luz solar e a noite se transforma em um espetáculo visual que varia de acordo com o ritmo das ondas.
Centro Histórico
As ruelas do centro histórico são super charmosas e por elas você conhecerá a Igreja de São Donato e a Torre dos Sinos, que têm vistas panorâmicas maravilhosas.
Antigas Muralhas e Portões
A Land Gate é uma das entradas mais bonitas, com um leão alado típico veneziano, um símbolo do país!
6. BEACH CLUBS
Não podemos falar de Croácia sem passar pelos melhores e mais badalados Beach Clubs do mundo. É uma variedade impressionante que atendem a todos os gostos, desde os jovens festeiros, até para curtir com a família e crianças. Confira nosso top7:
O Carpe Diem Beach Club perfeito para aproveitar o dia com banho de sol nas cabanas à beira-mar, experimentar as famosas “Torre de Frutas”, aproveitar o mar em caiaques, sem deixar de aproveitar as maravilhosas piscinas e enquanto saboreia os coquetéis. Durante à noite, a partir das 17h, o club se transforma em uma pista de dança, com uma variação de DJs rotativos do mundo inteiro.
7. ISLAND HOPPING
Você sabe o que é Island Hopping? É uma forma de viajar visitando várias ilhas sem ficar preso a um único destino. É muito comum no Caribe, mas na Croácia é uma prática possível e maravilhos!
E o passeio pode ser feito de barco, cruzeiro ou iate. Abaixo, destacamos nossas ilhas favoritas e perfeitas para incluir em seu roteiro de Island Hopping:
Hvar
Conhecida por ser uma ilha agitada, considerada a mais ensolarada da Croácia e de toda a Europa
Brač
É onde está situada a linda praia Zlatni Rat, conhecida como “Chifre Dourado”, e abriga o pico mais alto do Adriático, o Vidova Gora.
Korčula
Famosa pelas muralhas renascentistas, ruelas de pedra e vinículas que produzem vinhos maravilhosos!
Mljet
Também conhecida como “Ilha Verde”, tem o parque Nacional com lagos salgados e uma atmosfera relaxante.
8. PONTE PELJESAC
A Ponte Pelješac, uma verdadeira façanha da engenharia, foi inaugurada em 26 de julho de 2022. Com seus 2,4 quilômetros de extensão, ela conecta a península de Pelješac ao resto da Croácia, passando por cima do belíssimo Mar Adriático. Um dos lugares que vale a pena uma parada, tanto pela beleza, quanto também pelo que ela representa.
Antes da ponte, quem queria viajar para o norte de Dubrovnik ou da península de Pelješac para o continente, tinha que passar por dois postos de fronteira, o que poderia levar muito tempo, a depender da movimentação, já que a Bósnia-Herzegovina tem uma pequena faixa de costa que dividia o território croata.
Agora, com a ponte, você pode dirigir com a brisa do mar batendo no rosto, cruzando essa obra-prima sem precisar se preocupar com fronteiras. É uma sensação de liberdade e conexão, não é mesmo?
Não é apenas uma estrutura que facilita a viagem, mas também um novo ícone que celebra a união e a beleza da Croácia. Imagine-se parando no meio da ponte para admirar o mar cristalino e tirar fotos incríveis. Seria uma lembrança e tanto, hein?
9. DESTINOS PARA COMBINAR
A Croácia por si só é maravilhosa e, além disso, se você está no páis, tem a possibilidade de estender sua viagem também aos países Bálcãs vizinhos, como Montenegro, Eslovênia e Bósnia e Herzegovina. E o melhor: Você pode fazer tudo isso de carro, pois as estradas são ótimas e oferecem paisagens deslumbrantes!
Separamos algumas cidades dos países vizinhos que valem a pena a sua visita. Confira a seguir:
Sarajevo (Bósnia e Herzegovina)
Sarajevo, uma cidade que fascina com sua rica fusão de culturas orientais e ocidentais, convida os visitantes a explorar suas maravilhas. Assim, não perca a oportunidade de visitar o Museu Histórico da Bósnia e Herzegovina e o Zemaljski Muzej.
Mostar (Bósnia e Herzegovina)
Mostar, uma cidade repleta de encantos, é famosa por sua icônica Ponte Velha (Stari Most), que majestosamente atravessa o rio Neretva. ALém disso, não deixe de visitar o Museu da Ponte Velha.
Kotor (Montenegro)
Kotor é uma cidade encantadora cercada por majestosas montanhas que faz valer a pena sua visita para conhecer as Muralhas e a Catedral de Kotor.
Ljubljana (Eslovênia)
Ljubljana, a encantadora capital da Eslovênia, seduz viajantes com sua vibrante cultura local. Adentrando o centro histórico, você se sente transportado para as páginas de um romance, onde a icônica Ponte do Dragão se destaca como um símbolo da cidade.
10. FAZER UM CRUZEIRO
ATHENS (PIRAEUS) A FUSINA (VENICE)
Falando sobre o lindo Mar Adriático e destinos para combinar com a Croácia, que tal considerar fazer um cruzeiro? Inclusive, a Silversea tem a opção perfeita que não apenas passa por que passa na Croácia, Grécia, Itália e Montenegro, mas também oferece uma experiência luxuosa e exclusiva, além de combinando destinos deslumbrantes, serviço impecável e atividades enriquecedoras.
Você pode ter mais informações clicando aqui!