TOP

UMA VIAGEM PELOS PAÍSES NÓRDICOS

UMA VIAGEM PELOS PAÍSES NÓRDICOS

Os países nórdicos são formados por Finlândia, Noruega, Dinamarca, Islândia, Suécia, Groelândia, Ilhas Faroé e Arquipélago da Åland. Cada um tem sua própria identidade, história e cultura, mas esta região também compartilha de algumas características em comum, sendo a principal delas: a beleza natural.

Finlândia

UMA VIAGEM PELOS PAÍSES NÓRDICOS
Helsinque

O país mais feliz do mundo e referência em educação. Não é a toa que o Papai Noel mora lá!

Noruega

São mais de 450 mil lagos, sendo o maior deles o Lago Mjøsa, com 365 km² de área.

Dinamarca

UMA VIAGEM PELOS PAÍSES NÓRDICOS
Copenhague

Conhecida por sua cultura, sua monarquia e seus famosos contos de fadas, como os de Hans Christian Andersen.

Suécia

Estocolmo

Os suecos têm feriados para comidas e sol pode brilhar quase o dia inteiro no verão e quase não aparecer no inverno.

Islândia

Conhecida por sua beleza natural, tem mais de 200 vulcões ativos

Groenlândia

Na Groelândia vivem diversos animais raros, como os ursos polares, renas e raposas-do-ártico.

Ilhas Faroé

Um arquipélago de 18 ilhas tem mais ovelhas habitando do que humanos.

Arquipélago da Åland

Um destino turístico popular por sua beleza natural e sua cultura sueca.

CENTROS URBANOS

Copenhague, Dinamarca

Famosa por seus canais, palácios, museus e parques. Você pode andar de bicicleta pela cidade, visitar a estátua da Pequena Sereia, o castelo de Rosenborg e o parque de diversões Tivoli.

Estátua Pequena Sereia de bronze
Castelo de Rosenborg
Parque de diversões Tivoli

Helsinque, Finlândia

Conhecida por sua arquitetura moderna, design e arte. Você pode explorar a catedral branca de Helsinque, o museu Kiasma de arte contemporânea e a fortaleza marítima de Suomenlinna.

Catedral branca de Helsinque
museu Kiasma
Fortaleza de Suomenlinna

Oslo, Noruega

Cidade verde e cosmopolita, com muita história e cultura. Você pode visitar o palácio real, o parque Vigeland e o museu do navio Viking (Vikingskipshuset). Você também pode apreciar a vista do fiorde de Oslo e as montanhas ao redor.

Palácio Real
Vikingskipshuset
parque Vigeland

Estocolmo, Suécia

Formada por 14 ilhas conectadas por pontes. É uma cidade charmosa e vibrante, com muitos atrativos históricos e culturais. Você pode conhecer a cidade velha (Gamla Stan), o palácio real, o museu Vasa e o parque Skansen.

Gamla Stan
Palácio Real
Parque Skansen

Nuuk, Groenlândia

Com uma mistura de tradições inuítes e influências escandinavas, esta cidade de casas coloridas abriga o museu nacional e o centro cultural Katuaq. Além dos icebergs, das baleias e os cães de trenó.

Malmö, Suécia

Uma cidade acolhedora, com belos castelos e igrejas, que vale a pena conhecer em um bate volta de Copenhague, destacamos o Museum Malmö, o Moderna Museet Malmö e o Turning Torso.

Museum Malmö
Moderna Museet Malmö
Turning Torso

EXPERIÊNCIAS

Já imaginou assistir a aurora boreal durante um passeio de balão? Confira esta e outras experiências para se fazer nos países nórdicos que selecionamos para você:

Safari de Snowmobile

Aprenda a dirigir uma Snowmobile e explorar o Lago Inari congelado. Você receberá orientações sobre as máquinas e as regras de segurança antes de partir para uma aventura incrível na neve.

Trenó de Husky

Já imaginou aprender a comandar um trenó com os huskies? Eles são animais adoráveis e cheios de energia que, sem dúvidas, serão ótimos guias enquanto você deslizar pela neve admirando as paisagens deslumbrantes.

Parque dos Huskies

Em Rovaniemi, é possivel passar pelo Parque dos Huskies, eles ficam soltos e você pode visitá-los, a maioria gosta de brincar e alguns são abertos até para beijos e abraços!

Passeio de Balão

Outra experiência fora do comum é voar em um balão de ar quente sobre o Vale do Rio Råne, um cenário deslumbrante de neve, lagos e florestas. Você vai se maravilhar com a beleza da natureza e talvez até ver alguns animais selvagens.

Tanto o safári de snowmobile quanto o trenó de huskies e o passeio de balão, existe a opção de serem feitos durante a noite e, caso seja agraciado pelos deuses aurorais, é possível assistir a aurora boreal enquanto os prática.

Trenó de Rena

Não perca a oportunidade de deslizar pela neve em um trenó divertido! Você vai se encantar com as paisagens maravilhosas dos bosques da fazenda, onde as árvores parecem cristais brilhantes. Venha viver essa aventura incrível conosco!

Caiaque

Imagine explorar os fiordes noruegueses de caiaque? Impossível não se maravilhar com as paisagens deslumbrantes, os canais estreitos e as áreas selvagens que só podem ser alcançadas por caiaques ou barcos.

Sauna

Com mais de 3 milhoes de saunas pelo território, é possivel desfrutar dessa experiencia na Finlandia! Consideradas uma tradição, as saunas são um lugar além do relaxamento e desempenham um papel central na cultura.

Ice Hotel

Já imaginou passar a noite em um hotel totalmente de gelo? É isso que o Ice Hotel, que fica na Suécia, pode te proporcionar. Além disso, há exibições de arte com gelo, um Ice Bar e arquitetura diferenciada, para os que gostam de experiencias diferentes e inovadoras, é o lugar ideal.

ONDE SE HOSPEDAR NA LAPÔNIA

A Lapônia é uma região no norte da Escandinávia, que abrange território de 4 países: Noruega, Suécia, Finlândia e Federação Russa. Selecionamos nosso TOP 7 hotéis únicos e surpreendentes que você vai sonhar em conhecer!

7. Six Senses Svart

Nordland, Noruega

Saariselka, Finlândia

Harads, Suécia

Harads, Suécia

Rovaniemi, Finlândia

Onde você deixará para trás o estresse do dia a dia e saboreará as qualidades curativas do deslumbrante ambiente natural da Lapônia.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

MUST VISIT: ISLÂNDIA

Conhecida como a terra do gelo, a Islândia é um destino que combina natureza, aventura, cultura e algumas das mais belas paisagens da terra! Separamos alguns dos pontos que você não pode deixar de conhecer em sua visita para a Islândia, e prepare a câmera fotográfica, pois é certeza de cliques maravilhosos!

Harpa Concert Hall

Este edifício moderno e impressionante abriga salas de concertos, exposições e eventos culturais. Sua arquitetura única, inspirada nas formações de basalto da Islândia, além de ter um ótimo café.

Stuðlagil

Localizado no Vale Jokuldalur, este cânion é uma atração super requisitada no verão. Você pode entrar no cânion ou vê-lo de cima. O formato das rochas são únicos e, com certeza, vão garantir ótimas fotos!

Fagradalsfjall Volcano

Este vulcão entrou em erupção pela primeira vez em março de 2021 e continua ativo até hoje. Você pode ver o espetáculo de lava e fogo de perto, respeitando as orientações de segurança. É uma experiência única e emocionante.

Seljalandsfoss

Esta é uma das cachoeiras mais famosas e fotogênicas da Islândia. Você pode caminhar por trás da queda d’água e se sentir conectado com a natureza, mas é bom lembrar de levar a capa de chuva, porque a água é muito gelada!

Skaftafell

Este parque nacional é dono de diversas paisagens, como glaciares, montanhas, florestas e lagos. Você pode fazer caminhadas, escaladas, passeios de caiaque ou simplesmente admirar a sua beleza.

Jökulsárlón

Este lago fica na borda do maior glaciar da Europa, o Vatnajökull. Você pode ver enormes blocos de gelo flutuando na água azul e até mesmo focas nadando, além de fazer um passeio de barco.

Reynisfjara

Considerada uma das praias mais bonitas do mundo, nela você não irá se banhar (por conta do frio), mas sim contemplar. Dramática e inspiradora, belas vistas das colunas hexagonais e do arco rochoso de Dyrhólaey.

Igreja Hallgrímskirkja

Esta igreja onipresente localizada no centro de Reykjavík oferece uma vista panorâmica da cidade do seu mirante, no seu interior tem um órgão de tubos impressionantes e a estátua do explorador Leif Erikson na frente do edifício.

DINAMARCA: O PAÍS DO LEGO

O termo “Lego” é derivado das palavras dinamarquesas “leg godt”, que significam “brincar bem”. A simplicidade e versatilidade desses blocos permitiram a criação de inúmeras formas e estruturas.

Quem não conhece um dos brinquedos mais legais do mundo?  Há mais de 80 anos, em 1932, o carpinteiro dinamarquês Ole Kirk Christiansen fundou a empresa que eventualmente se tornaria a icônica marca Lego. Ao longo das décadas, Lego evoluiu, expandindo para temas diversos, parcerias com filmes e personagens populares, mantendo sempre a missão de inspirar a criatividade e imaginação. Hoje, não é apenas um brinquedo, mas uma experiência global de construção, que conectando pessoas de todas as idades através da diversão e da expressão criativa.

VOCÊ QUER BRINCAR NA NEVE?

Frozen é um filme de animação musical da Disney que conta a história de duas irmãs, Elsa e Anna, que vivem no reino de Arendelle. Com uma trilha sonora envolvente, personagens carismáticos, a animação de alta qualidade e a mensagem de amor fraternal, o filme conquistou o público de todas as idades, sendo concretizado como um marco da cultura ocidental!

Entretanto, você sabia que o filme tem sua história inspirada no conto de fadas “A Rainha da Neve” do autor dinamarquês Hans Christian Andersen, e assim tem muitas referências em seu cenário e história dos países nórdicos? Que tal descobrir algumas semelhanças do filme e da região?

Olaf e bonecos de neve

Os bonecos de neve são comumente construídos pelas crianças, principalmente na cidade de Rovaniemi, talvez eles sejam menos fofos e mágicos do que o Olaf, mas ainda valem a foto!

Figurinos

Você sabia que, para a criação dos figurinos de Frozen, os designers viajaram para a Noruega para pesquisar referências de “Bunads”, que são roupas tradicionais regionais?

Fiordes

Os fiordes também fazem parte das paisagens de Frozen, famosos na Noruega, a equipe do filme não pode deixar de se inspirar nessa beleza natural.

Forte de Akershus e Castelo de Arendelle

O castelo de Arendelle tem fortes influências do forte de Akershus, em Oslo, até mesmo as pontas das torres possuem a mesma cor!

Cidades norueguesas e Reino de Arendelle

O próprio reino de Arendelle parece inspirado na arquitetura das cidades norueguesas, como Bergen, que possui um estilo escandinavo colorido e casas de madeira

Sven

Claro que não poderíamos deixar de falar do Sven, a rena, melhor amiga de Kristoff, é bem comum de ser encontrada nessa região.

Folclóre Nórdico e Saunas

O folclore nórdico também está presente no filme! As lendas dizem que os trolls se transformam em pedra e até explodem se forem atingidos pelo sol e sabemos que as saunas são muito populares na Lapônia, principalmente na Finlândia. Você sabia que até no filme há uma referência a elas?

Essas são algumas das milhares de referências que trouxemos para vocês. De fato, todas elas muito bem apuradas e bem feitas e tudo isso resulta em um dos maiores sucessos cinematográficos do século!

VILA DO PAPAI NOEL

Você já se perguntou como seria a vida na vila do Papai Noel? Será que eles também assistem ao filme Frozen e cantam “Let it go” a todo volume? Será que eles têm que lidar com o Olaf derretendo no verão? Agora vamos falar da vila do Papai Noel e descobrir os seus segredos mais gelados.

Em Rovaniemi, Finlândia, a magia do Natal ganha vida. É onde está localizada a residência oficial do Papai Noel, em uma vila que é o centro da alegria natalina e onde há magia do Natal por todo lugar!

Você já sonhou em conhecer o Papai Noel pessoalmente? E que tal visitar a sua casa, a sua oficina, os seus correios e até mesmo os seus renas? Neste post, eu vou te contar tudo que você pode fazer na vila do Papai Noel, desde as atrações mais tradicionais até as mais divertidas e inusitadas. 

A casa do Papai Noel

A primeira parada obrigatória na vila do Papai Noel é a sua casa, onde você pode encontrá-lo em seu escritório e tirar uma foto com ele. Mas prepare o bolso, pois o registro não é barato. Antes de entrar na casa, você pode ver um pequeno museu que conta a história do Papai Noel e das tradições natalinas da Finlândia. Você também pode visitar a sua oficina, onde os duendes trabalham incansavelmente para produzir os presentes das crianças do mundo todo.

Os correios do Papai Noel

Outra atração imperdível na vila do Papai Noel é o seu correio, onde você pode enviar cartas e cartões postais com o carimbo oficial do Papai Noel. Você também pode comprar souvenirs e ver um mapa mundi que mostra de onde vêm as cartas que o Papai Noel recebe. Você sabia que ele recebe mais de 500 mil cartas por ano?

O safári de trenó com renas

Se você quer ter uma experiência típica da Lapônia, não deixe de fazer um safári de trenó com renas na vila do Papai Noel. Você pode escolher entre diferentes percursos e durações, e aproveitar para admirar a paisagem branca e gelada da região. Você também pode alimentar e acariciar as renas, e aprender mais sobre esses animais fascinantes com os criadores locais.

SantaPark

Este parque temático subterrâneo fica a poucos minutos de carro da vila. Lá você pode se divertir em várias atrações, como a escola de elfos, a cozinha de gengibre, o bar de gelo, o teatro de marionetes, o tobogã de gelo e muito mais. O SantaPark é ideal para crianças, mas também agrada aos adultos que querem se sentir como crianças novamente.

A vila do Papai Noel em Rovaniemi é um destino incrível para quem ama o Natal e quer viver uma experiência única e inesquecível. Além das atrações mencionadas, você ainda pode atravessar a linha do Círculo Polar Ártico, ver a aurora boreal, esquiar, fazer sauna finlandesa e conhecer outros pontos turísticos da cidade.

O AMANHECER DO NORTE E SEUS MITOS

Você já imaginou como seria ver a aurora boreal de perto? Esse fenômeno incrível que ilumina o céu com cores vibrantes e formas mágicas é um dos espetáculos mais belos da natureza.

O nome “Aurora Borealis” foi dado por Galileu Galilei. “Aurora” é uma deusa romana do amanhecer, e “Bórea” um deus grego que representa o vento norte. Seu significado seria “o amanhecer do norte”. Causada pela interação de partículas carregadas do vento solar com o campo magnético e a atmosfera da Terra. Como se o sopro do sol colidisse com a atmosfera da terra e liberasse energias coloridas.

A temporada oficial da Aurora vai de setembro a abril e, assim como no Brasil existe o mito de que apontar o dedo para as estrelas causa verrugas nos dedos, a aurora boreal também inspira muitas lendas e mitos, como a de que ela é a ponte entre os mundos dos vivos e dos mortos, ou que ela é o reflexo das almas dos animais.

 

  • Nas culturas chinesa e japonesa, alguns acreditam que uma criança concebida ao mundo sob a aurora boreal será abençoada com boa sorte e boa aparência. Alguns guias até confirmam o aumento de turistas japoneses.
  • No antigo folclore islandês, também se acreditava que a aurora boreal aliviaria a dor do parto. Só não pode olhar para as luzes antes de dar à luz, pois os filhos nasceriam vesgos.
  • Outro mito é uma das maiores gafes que você pode cometer sob as luzes da aurora boreal: assoviar, cantar ou acenar para ela, pois assim, chamará atenção dos espíritos das luzes que descerão para te buscar, mas basta bater palmas que eles recalcularão a rota e você estará seguro. Os índios norte-americanos assobiavam para a aurora boreal para se aproximarem e pudessem enviar mensagens aos mortos.
  • Nas raras vezes que pôde ser vista no sul da Europa, a aurora era vermelha. E isto fez com que as pessoas a vissem como um presságio de guerra. Poucas semanas antes do início da Revolução Francesa, ela foi vista na Escócia e Inglaterra.

Acredite ou não nos mitos em volta delas, não podemos negar que é um espetáculo que vale a visita aos países nórdicos para contemplar!

You don't have permission to register