VIAJANTES QUE SOLICITAREM VISTO AMERICANO DEVERÃO APRESENTAR REDES SOCIAIS
Se os critérios para solicitação de visto norte-americano já eram rigorosos, espere para ver a nova proposta do governo Trump! Ao que tudo indica, a nova exigência para que estrangeiros adentrem o país é a apresentação de seu histórico nas redes sociais.
Sim, isso mesmo que você acabou de ler.
O Departamento do Estado Americano passará a verificar perfis de Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e todas as redes sociais que um viajante com a intenção de adentrar nos EUA possuir.
Para sermos mais precisos, os solicitantes do visto deverão informar sobre todos os perfis e redes sociais, endereços de e-mail e números de telefone que possuíram nos últimos 5 anos. Isso tudo independentemente do motivo e da duração da viagem.
Segundo o comunicado oficial do Departamento de Estado, a medida visa “manter níveis de controle fortes aos solicitantes de visto é uma prática dinâmica que deve se adaptar aos riscos emergentes”.
A proposta gerou polêmica assim que foi anunciada. Ativistas acreditam que a prática pode limitar a liberdade de expressão dos turistas, já que muitos passariam a temer publicações com conteúdo de opinião política, por exemplo.
Estima-se que, caso a medida seja aprovada, 14 milhões de pessoas sejam afetadas – média de solicitação de vistos por ano – com exceção apenas de diplomatas e pessoas que não necessitam do documento para entrar nos EUA.
O projeto ainda será submetido à aprovação do Departamento de Gestão e Orçamento dos Estados Unidos. A população também opinará sobre a proposta nos próximos dois meses antes de uma decisão definitiva.
E aí, acha que suas redes sociais garantiriam sua entrada nos EUA?