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O QUE É TURISMO CORPORATIVO: AS DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AO TURISMO A LAZER

O que é turismo corporativo? Quais são os benefícios de um programa de viagens corporativas? Sua empresa PRECISA de uma gestão de viagens corporativas? Estas podem ser perguntas que você está se fazendo. A seguir, vamos responder algumas delas.

O que é turismo corporativo?

Se você possui ou trabalha para uma organização que tenha funcionários viajando para e pela empresa, isso é turismo corporativo. Não importa a frequência com que viajam ou para onde viajam, se for em nome de sua empresa, é turismo corporativo.

Leia também: O que é viagem de incentivo: benefícios e como implementar

Quais são os benefícios de um programa de viagens corporativas?

Uma política de turismo corporativo é um conjunto de diretrizes criadas por uma empresa para as viagens de negócios realizadas por colaboradores de todos os níveis hierárquicos.

Usado por seus gerentes de viagens e funcionários ao planejar viagens em nome da empresa, normalmente delineia o protocolo sobre viagens. Por exemplo, os requisitos necessários para reservar assentos na classe executiva.

O objetivo principal de uma política de viagens eficaz é manter os viajantes seguros, além de seguir as diretrizes da empresa.

Reduzir os custos de viagem também é uma prioridade alta.

Se seus funcionários estiverem viajando em nome da sua empresa, presume-se que eles estão se reunindo com as pessoas para fazer negócios.

As viagens mais comuns possuem o objetivo comercial, de atendimento ou treinamento. Ou seja, em geral, colaboradores e gerentes viajam para:

  • tentar vender seu produto ou serviço;
  • realizar atendimento a clientes existentes;
  • treinar clientes sobre como usar seus produtos.

Seja qual for a razão pela qual eles estão viajando, se não houver diretrizes, isso pode custar à sua empresa, mais dinheiro do que deveria.

O que quero dizer com diretrizes? Uma política de viagens.

Estabeleça regras, se desejar, sobre:

  • companhia aérea preferencial, tarifas com ou sem franquia de bagagem, voos diretos ou com conexão, limite de funcionários viajando na mesma aeronave;
  • limite de valor por diária, reembolso ou faturamento de despesas extras, hotéis preferenciais;
  • categoria de carro, locadoras preferenciais.

Resumindo, se você tem colaboradores em viagem e quer economizar dinheiro em gastos de viagem, seu negócio PRECISA de um programa de viagens corporativas. Para aprender como colocar um em prática, acesse o artigo; “Política de viagens corporativas da empresa: como criar uma”.

Diferenças entre turismo corporativo e turismo de lazer

A pessoa que viaja a negócios ou a lazer tem diferentes desejos, necessidades e padrões de viagem.

A indústria do lazer é o segmento de negócios voltado para recreação, entretenimento e esportes. Já o turismo corporativo é mais limitado afinal, os indivíduos estão trabalhando durante a viagem, mas estão fazendo isso longe do trabalho e de casa.

Uma das principais diferenças entre os dois é o ideal de desejos versus necessidade.

Um profissional que viaja a negócios precisa estar perto de onde a conferência, reunião ou encontro será realizado ou perto do local que eles estão visitando. Eles não querem e não podem perder tempo viajando de um lado para o outro.

Outro ponto importante no turismo corporativo é que o viajante precisa permanecer conectado aos seus clientes e colegas durante sua viagem de negócios, isso requer acesso constante a arquivos e e-mails importantes. Fornecer conexão à internet é uma obrigação no setor que organiza a viagem e escolhe as hospedagem e planos de internet mobile.

O profissional que está viajando pela empresa precisa se preparar para o trabalho de manhã, e comodidades como café da manhã, cafeteira, ferro e tábua de passar roupas são essenciais para a preparação matinal.

É importante também que a empresa ofereça alimentação suficiente para o colaborador, com certa flexibilidade de valores e locais, afinal, um cliente pode convidar seu gerente para um almoço ou um happy hour. Tudo isso é importante para o relacionamento entre o contratante e sua empresa. Resumindo, seu colaborador deve se sentir à vontade para aceitar e pagar por seu consumo, e mesmo fazer um agrado ao cliente, pagando o consumo total.

Alguns dos aspectos acima também importam para turistas a lazer, entretanto, as diferentes são claras.

Um viajante a lazer quer fazer o melhor negócio para sua estadia. Não necessariamente em um hotel barato, mas bom valor para o dinheiro. Algumas opções como piscina e bares no hotel podem ser relevantes para esse turista, enquanto, na maioria dos casos, não importam para um profissional que está realizando um turismo corporativo.

Um estudo do Google disse que 82% dos viajantes de lazer dependem de avaliações para a escolha do hotel. Uma avaliação negativa de um hotel é extremamente prejudicial e é por isso que os hotéis devem responder a resenhas e resolver problemas em sites de resenhas.

Amigos e passeios

Uma pessoa que está viajando a lazer dedicará seu tempo a conhecer lugares, fazer passeios e estar entre família e amigos. Obviamente, essa não é a realidade de um profissional em curso.

Pacotes

Viajantes de lazer estão sempre procurando maneiras de melhorar sua experiência de viagem e são atraídos por pacotes de hotel do que o viajante de negócios.

Instalações

Piscinas, entretenimento noturno e clubes infantis para quem viaja com crianças serão mais atraentes para o viajante de lazer.

Para ter um negócio de sucesso, é importante entender as necessidades e desejos de seus profissionais que estão em viagem. Eles são a cara da sua empresa para os clientes e stakeholders. Fazer com que estejam felizes e satisfeitos é fundamental para passarem a imagem perfeita do seu negócio.

Uma outra forma de alcançar todos os benefícios de uma política de viagens corporativas da empresa, sem precisar investir tanto esforço é por meio da contratação de especialistas do setor, que entendem tudo de organização de viagens e redução de gastos corporativos.

A GSP Travel possui um programa de business travel com serviços personalizados de gestão de viagens corporativas.

O suporte pode economizar tempo, dinheiro e estresse da sua equipe. Entre nossos serviços:

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Com mais de 50 anos no mercado, sendo pioneira em viagens corporativas em São Paulo e no Brasil, a GSP Travel garante segurança total de informações. Nossos pacotes são personalizados de acordo com a necessidade de cada viagem e empresa. Tudo isso, prezando pela economia e redução de custos, para seu negócio.

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