Nós estamos disponíveis para o planejamento da sua viagem em diversos canais:

+55 11 3231-4422 +55 11 5056-9600 contato@gspatlanta.com.br
Avenida Pedroso de Morais, 457 – Sala 207 São Paulo/SP – Brasil – CEP: 05419-000
Redes Sociais
GO UP

JALAPÃO

Estamos tocando bastante nesse tema, não à toa! Para os amantes de Ecoturismo, aqui vai mais uma dica, Safari no Jalapão.

Ecoturismo e Aventura, é o que define o Jalapão.

O Jalapão é cercado de cachoeiras, rios, montanhas, dunas e fervedouros (nascentes de águas cristalinas onde é impossível afundar devido à pressão). O Jalapão é o verdadeiro significado de paraíso que atrai a atenção de quem o conhece e visita.

Localizado no Tocantins, a aproximadamente 250 quilômetros da cidade de Palmas, o Jalapão se tornou um dos destinos de ecoturismo mais desejados no Brasil. O nome Jalapão provém da erva Jalapa-do-Brasil, abundante na região.

Esta região se encontra em meio à vegetação semiárida, com uma diversidade de animais, plantas, serras, chapadas e formações rochosas. Diante de tantas riquezas naturais, foi criado o Parque Estadual do Jalapão.

Além do Parque Estadual do Jalapão, a região está inserida em outras unidades de preservação, como o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba; Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins; Área de Preservação Ambiental Serra da Tabatinga e a Área de Proteção Ambiental Jalapão. A região faz divisa com a Bahia, Maranhão e Piauí, sendo uma área que se estende por cerca de 11 mil quilômetros quadrados, e equivalente 158.885 hectares.

Clima

O clima do Jalapão é quente durante o ano inteiro, até mesmo no inverno. Durante o dia, a temperatura varia de 30 a 35ºC, e as noites de maio a agosto são mais frias, variando de 13 a 20ºC. Um dos diversos motivos pelo qual a região atrai o turismo, é por ser um lugar bom para se visitar durante todo o ano. A época de chuvas é igual a todo o Brasil, geralmente de dezembro a março. De abril a novembro, vem a época de seca.

Os recursos hídricos da região do Jalapão estão inseridos na Bacia Hidrográfica Araguaia – Tocantins. Os rios mais conhecidos são: Novo, Sono, Balsas, Galhão, Prata, Soninho, Vermelho, Ponte Alta e Caracol. O Rio Novo é um dos maiores rios de água potável no mundo e sua correnteza resulta na famosa Cachoeira da Velha, a maior do parque com 100 metros de largura e 15 de queda.


O Parque Estadual do Jalapão ainda conta com muitos outros atrativos naturais que impressionam pela sua beleza e preservação, conheça os principais:

ATRATIVOS

Mirante da Serra do Espirito Santo


Um lugar que te proporcionará uma visão deslumbrante do Parque Estadual do Jalapão através de uma trilha digna de aventureiro!
O Mirante da Serra do Espírito Santo é o ponto ideal para ter a vista panorâmica do Parque Estadual do Jalapão. Para chegar no Mirante, viajamos 24 km em estrada de terra, seguido de uma caminhada de 8 km com subida íngreme de 800 m no início da trilha e o restante em terreno plano e firme.
O nível de dificuldade é médio, e é recomendado somente para pessoas que estejam com boa saúde e que façam atividades físicas regularmente.

Dunas do Jalapão

Poderia ser facilmente considerado o Pôr-do-Sol mais lindo do mundo! Você não pode deixar de tirar uma foto neste lugar incrível.
A origem das dunas do Jalapão ocorre por meio da erosão em milhões de anos das rochas arenosas da Serra do Espírito Santo, o vento e as mudanças nas temperaturas são os principais causadores das erosões.
Para chegar até as Dunas do Jalapão, são 18 km do Safari Camp Korubo até o início da trilha – nível fácil , com subida de duna leve no final da trilha. Formadas por areias de quartzo de coloração dourada, as dunas são cercadas por imensos chapadões. O pôr do sol e o céu estrelado na região das Dunas do Jalapão são inesquecíveis.
As Dunas do Jalapão não são a única paisagem incrível que você pode encontrar na região, o Jalapão conta com uma gama de paisagens de tirar o fôlego e experiências que podem ser desfrutadas por toda a família.

Cânion Sussuapara

Ar puro, águas límpidas e cristalinas descendo através de fendas, este Cânion localizado na Ponte Alta do Tocantins te proporciona as melhores fotos!
O Cânion do Sussuapara – também conhecido como Cachoeira do Sussuapara – fica a 20 quilômetros de Ponte Alta do Tocantins, cidade base para os passeios no Jalapão.

O nome do Cânion do Sussuapara se dá pelos veados-galheiros que na língua tupi é “suçuapara”, que era bastante comum de encontrar no local. Nos paredões úmidos do Cânion, podemos perceber samambaias e musgos, além das águas presentes nas raízes das árvores. Segundo os nativos, o cânion tem o poder de realizar desejos, para isso, você precisa pegar uma pedrinha no chão e a colocar em uma das fendas da parede do cânion

Cachoeira da Velha

Grandiosa e misteriosa! Prepare-se para ver uma das paisagens mais lindas e com quedas de água mais intensas desse BrasilA Cachoeira da Velha é a maior do Parque Estadual do Jalapão. Ela possui 100 metros de largura e aproximadamente 20 metros de queda. Dizem que o nome da cachoeira se dá pela história de uma mulher que vivia nas proximidades e gostava muito das águas e após a sua morte o espírito dela permaneceu no lugar.

Para muitos a Cachoeira da Velha é uma das melhores opções para quem deseja visitar o Jalapão e conhecer as belezas do local, o que torna a Cachoeira da Velha popular durante a alta temporada..

Prainha do Rio Novo

Relaxar nessas águas é sinal de plenitude! Uma praia de água potável localizada à beira do Safari Camp, exclusiva para os Viajantes

Fervedouro da Korubo (Soninho)

Uma experiência inesquecível: as águas mais misteriosas do Brasil não deixam você afundar! Um espaço exclusivo para os Viajantes.Um dos maiores atrativos, sem dúvidas, são os Fervedouros. Trata-se de nascentes de rios em que a água brota com tanta energia que é impossível afundar!
A força da água no Fervedouro é tamanha que os joelhos tendem a serem dobrados!

Cachoeira da Formiga

Um cenário paradisíaco, repleto de belas florestas e ar puro. Impossível não tomar um banho nessas águas de cor de esmeralda.
O nome é dado por causa do Rio Formiga, e neste atrativo há diversas formas de aproveitar como, ficando embaixo da ducha, subindo nas pedras, nadando na piscina natural e tudo isso diante de uma floresta rica e repleta de samambaias, palmeiras e uma vegetação deslumbrante.

ONDE FICAR?

KORUBO SAFARI CAMP

Por que não se hospedar em um Safari Camp?

A proposta da Korubo Expedições é oferecer aos viajantes, um íntimo contato com a Natureza sem abrir mão de confortos como um delicioso banho quente, refeições de qualidade, atendimento cordial e uma boa noite de sono.

No Korubo Safari Camp você tem contato 24 horas com a natureza, em equilíbrio perfeito com o conforto e a segurança durante sua expedição.

As acomodações são inspiradas nos modelos de tendas, dos Safaris Africanos, tornando sua expedição ao Jalapão ainda melhor.

Tendas do Korubo Safari Camp

Quer saber mais sobre essa viagem inesquecível? Entre em contato com nossos travel designers.