Localizado no topo de uma montanha no deserto da Judeia, com vista para o Mar Morto e planície laranja, a Fortaleza de Massada foi construída por volta do ano 40 a.C. pelo Rei Herodes.
Massada, em hebraico, significa fortaleza e é o que representa este local, pois é um sítio arqueológico, onde se encontram vestígios físicos da ocupação humana antiga. No passado foi utilizada como refúgio pelos judeus durante a Grande Revolta Judaica contra os Romanos. A Fortaleza de Massada é um símbolo importante tanto para os judeus, quanto para os israelenses em geral até hoje.
Além de ser um local histórico, é um Patrimônio Mundial da UNESCO e, hoje é um dos pontos turísticos mais visitados de Israel, atraindo milhares de turistas todos os anos. Por estar localiza no topo da montanha, as vistas são deslumbrantes, principalmente no nascer e pôr do sol. Da fortaleza é possível avistar o Mar Morto e o deserto circundante.
As gigantes paredes de retenção são de impressionar, por ter cerca de mais de 4 metros de espessura e 100 metros de comprimento. Elas foram construídas com grandes pedras como forma de proteção de ataques. Na fortaleza ainda tem os restos do Palácio de Herodes, que é um exemplo de arquitetura da época e nos faz sentir como era viver na corte do rei. Super luxuoso, com sala do trono, piscina, terraço e jardins.
Na fortaleza também tem os restos de uma sinagoga, que é uma das referências mais antigas de sinagogas do Israel, onde nela, durante escavações, foram descobertas várias inscrições em hebraico. Este é um tipo de local onde a visita proporciona muito mais que lindas vistas, mas também muito conhecimento e lembranças emocionais. É um dos pontos turísticos de Israel onde cada experiência é única.