LOUVRE DOS EMIRADOS ÁRABES GANHA DATA DE INAUGURAÇÃO
Acabaram-se os dias em que, ao pensar na palavra Louvre, essa imagem era a única que surgia em sua cabeça:
A fachada é composta por 21 “tijolos encaixados”, o espaço tem 12 mil metros quadrados e 4 andares sendo que no 1º e no 2º ficam as áreas de recreação separadas por cor (óbvio!): azul para brincadeiras de habilidade cognitiva, verde para atividades sociais, vermelho para criatividade e amarelo para emoções.
Além do museu que conta a história da marca, a LEGO House também em uma galeria composta por criações de fãs de todo o mundo.
Tudo indica que a propriedade pode se tornar um dos principais pontos turísticos da Dinamarca, recebendo cerca de 250 mil visitantes por ano em suas atrações pagas e gratuitas.
O vídeo abaixo foi filmado com drones e mostra um pouco da LEGO House quando ainda estava em construção:
Paris não será mais o único destino a carregar um incrível museu com esse nome. Depois de pouco mais de 10 anos, o projeto do Louvre de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, finalmente será inaugurado!
Fruto de um acordo governamental entre ambos os países, o novo Louvre começou a ser planejado em 2007 e tem como objetivo divulgar a imagem da França em Abu Dhabi e nos países árabes vizinhos.
O museu promete ser o primeiro “Museu Universal do Mundo” e, antes que você faça alguma analogia religiosa a esse título, nós te explicamos do que se trata:
Ao contrário da maioria dos museus que separam as obras por origem, um “museu universal” tem suas obras dispostas cronologicamente e agrupadas de acordo com sua estética e tipo.
Dessa forma, é como se o visitante caminhasse através do tempo, disse Manuel Rabaté o diretor do novo Louvre.
Ou seja, em uma única sala o visitante poderá ver estatuetas de diferentes civilizações e épocas. Maaaaaas, são todas estatuetas! Deu para entender?
Uma das alas do Louvre Abu Dhabi, por exemplo, mostrará como o ouro foi tratado por diferentes sociedades em uma mesma época. Uma forma bem legal de conectar a história do mundo inteiro e mostrar que há muito em comum entre os povos que habitam o mundo.
Por isso, “Museu Universal”. #GSPTambémÉCultura
Como se não bastasse toda a arte que abrigará – 8.000m² com 23 galerias de exposição e 600 obras expostas, sendo 300 delas emprestadas por 13 diferentes museus franceses para o 1º ano de abertura – o Louvre Abu Dhabi é, em si, uma obra prima!
Construído na Ilha de Saadiyat, na capital dos Emirados Árabes Unidos, o Louvre Abu Dhabi tem seu projeto arquitetônico assinado por Jean Nouvel, responsável por estruturas como a Torre Agbar, One Central Park e a Doha Tower.
A ideia do arquiteto era fazer uma espécie de “cidade-museu” onde todo o edifício se tornasse parte da história e da geografia do país. E, cá em entre nós, ele conseguiu.
Confira alguns detalhes desse colírio para os olhos:
O atraso na entrega do museu teve a ver com sua localização. Por ter sido feito como uma espécie de extensão da Ilha de Saadiyat, foi necessário drenar parte da água do mar para que ela não impedisse a construção e esse processo levou seis anos! Parte do edifício – não a que as exposições ficam – está localizada abaixo do nível do mar e possui uma impermeabilização projetada para protege-lo por 100 anos. Além disso, o museu fica ancorado no fundo do mar.
É claro que todo esse cuidado tem um preço. O orçamento inicial do Louvre Abu Dhabi era de 582 milhões de euros, mas a inauguração foi adiada diversas vezes por dificuldades financeiras. O custo final do museu não foi revelado, porém, a julgar por todas as outras grandiosas construções dos Emirados Árabes, podemos concluir que: não foi pouco!
O novo ponto turístico cultural de Abu Dhabi tem data de inauguração marcada para 11 de novembro. Temos certeza de que será mais uma incrível parada obrigatória na Ásia.