DUAS DOSES DE ESPERANÇA – TURISMO PÓS VACINA
Após tanto tempo adormecido, o turismo começa a sentir um movimento maior com a chegada das vacinas.
E com isso, nada menos do que começar a sonhar com a próxima viagem.
Temos muito o que planejar de agora em diante, pois uma vez que a vacinação chegue para todos, vamos precisar estar preparados.
Segundo pesquisas do Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), após avaliarem as 5 regiões do Brasil, mostrou que viajar está no topo da lista dos brasileiros, após imunizados.
Isso significa que o avanço da imunização no Brasil trará de volta a recuperação do setor e o sonho de poder seguir descobrindo o mundo. No entanto, apesar de imunizados, ainda precisaremos ter cuidados ao viajar que permanecerão ainda por um bom tempo dentro dos bons costumes do viajante.
VACINA SIM
Comprovantes de vacinação ainda não são exigidos para os turistas, no entanto, isso pode mudar dentro de alguns meses.
Assim como o certificado de febre amarela, obrigatório em alguns países, o certificado de vacina contra o COVID-19 pode se tornar mandatório ao cruzar fronteiras.
A vacina já começa a abrir algumas portas neste 2021, na Islândia, por exemplo, divulgou recentemente que está aberta para o turismo de viajantes que já estejam 100% vacinados, isentos de quarentena (e possivelmente isentos também de testes em alguns destinos). Israel também deve anunciar em breve que reabrirá o turismo para turistas internacionais 100% vacinados a partir do final de maio.
Empresas de cruzeiros e aéreas podem adotar, também, a obrigatoriedade da vacinação, como é o caso da Royal Caribbean, Crystal Cruises e a companhia aérea Qantas.
USO DE MÁSCARAS
O uso de máscaras deve permanecer obrigatório ainda por um tempo dentro de transportes coletivos e lugares fechados com aglomeração de pessoas.
Apesar de imunizados contra o COVID-19, essa é uma medida de conter a propagação de outros vírus. Portanto, segue ainda sendo uma medida eficaz.
Nestes tempos, a melhor receita continua sendo, dar preferência a atividades ao ar livre, manter o distanciamento social, usar máscaras de boa qualidade o tempo todo (preferencialmente do tipo pff2/N95 em ambientes fechados) e seguir os conselhos da OMS (além das regras estabelecidas por cada destino, é claro).
E claro, não podemos esquecer de manter a todo custo a higiene. Lavar as mãos e manter o uso de álcool gel segue sendo ações mandatórias no combate ao COVID-19 e outros vírus.
TURISMO DE VACINA?
Pois é, isso mesmo! Este é um assunto se tornando cada vez mais comum nos últimos tempos, com a abertura de alguns países vacinando estrangeiros.
Cabe dizer, no entanto, que ainda não é definido pois muito se especula como as agências de viagens irão se comunicar a essa nova realidade.
Vale lembrar, que vacinação em si é algo que foge da alçada do agente de viagem, portanto, muito cuidado ao fechar algum pacote “milagroso” e entrar em uma roubada. Nenhum país deu por certo que irá vacinar turistas, por hora é somente intenção, até por que é necessário vacinar a população local antes de iniciar vacinação em estrangeiros.
Nunca foi tão importante o acesso a um Travel Designer em tempos de informações cruzadas. Consulte nossos experts para saber sobre fronteiras abertas ou fechadas, requisitos de entrada e protocolos locais de segurança, nosso time está pronto para atender qualquer dúvida.