SAGRADA FAMÍLIA: OBRA EM OBRAS
Localizado em Barcelona, na Espanha, o Templo Expiatório da Sagrada Família é com certeza uma das figuras mais emblemáticas do país.
Sagrada Família, para os mais íntimos, é um templo católico e joia arquitetônica desenhada por Antoni Gaudí em 1883. A Guerra Civil Espanhola (1936) acabou atrasando a construção do local e, ao que tudo indica, a obra só será finalizada em 2026 – atrasinho de nada.
Mesmo não estando completo, parte do Templo já é considerada pela UNESCO como Sítio do Patrimônio Mundial, na categoria Obras de Antoni Gaudí.
Gaudí, que assumiu a construção no século XVIII, faleceu em 1926 – aos 73 anos – deixando sua obra inacabada depois de pouco mais de quatro décadas de trabalho. A data estipulada para o término da construção da Sagrada Família marca o centenário do arquiteto, uma espécie de homenagem póstuma ao arquiteto.
Hoje em dia a basílica continua a ser construída com base nos projetos de Gaudí, porém com um toque mais “moderninho” e atualizado. Até porque os desenhos originais foram destruídos durante a guerra – o drama deixa a gente ainda mais ansioso para o desfecho, né?!
É por isso que é literalmente impossível encontrar imagens da Sagrada Família sem uma porção de andaimes e outras parafernálias de construção em volta. São todas sempre com um visual meio “em reforma”.
O plano é que o templo possua três grandes fachadas: a Fachada da Natividade, a Fachada da Paixão e a Fachada da Glória. Para que ninguém tenha que esperar 9 anos (ou mais) para ver a obra-prima de Gaudí concretizada, a Fundação Sagrada Família divulgou um vídeo que mostra como a catedral deve ficar quando for finalizada.
Confira:
Se os turistas e nativos já amam tirar fotos e ver de pertinho o Templo inacabado, Barcelona nunca mais será a mesma depois que a Sagrada Família for definitivamente inaugurada.