BRASILEIROS PAGARÃO TAXA PARA ENTRAR NA EUROPA
Brasileiros e turistas de outros países terão que pagar taxa para adentrar países da Europa.
O Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem aprovou, na última quarta-feira (25/04), um imposto a ser cobrado de turistas e profissionais originários de países que não necessitam de visto para entrar na União Europeia. Isso inclui o Brasil.
A taxa estipulada seria de 7 euros por pessoa/por viagem e, além dessa espécie de “pedágio”, também será necessário fazer um cadastro eletrônico, como já acontece no sistema norte-americano.
As medidas visam evitar o trânsito de terroristas e, assim, aumentar a segurança de turistas e cidadãos europeus. Passageiros com registros de suspeitas de atividade terrorista, potenciais imigrantes irregulares e qualquer outro fator que possa apresentar risco à saúde pública não poderão entrar na União Europeia.
A proposta ainda não tem data definida para entrar em vigor, pois necessita do aval do Parlamento Europeu.
Vale lembrar que a regra de permanência para brasileiros continua a mesma: permanência de, no máximo, três meses viajando por países do Espaço Schengen.
Os países que configuram o bloco da União Europeia são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Romênia e Suécia.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo