AGORA VOCÊ PODE EMITIR O CERTIFICADO DE VACINAÇÃO DE FEBRE AMARELA PELA INTERNET
O advento da internet facilitou muitos processos na hora de planejar uma viagem. Hoje em dia, você pode solicitar seu passaporte, comprar passagens e reservar hotéis com poucos cliques dentro da World Wide Web.
Ok, esses processos nem sempre são os mais fáceis ou menos burocráticos. Mas, temos que admitir que só o fato de não ter que sair de casa, enfrentar filas gigantescas ou, para alguns mais introvertidos, falar com seres humanos frente a frente, já categoriza o mundo online como uma “mão na roda”.
Recentemente, mais uma dessas facilidades cibernéticas foi anunciada. A partir de agora, será possível emitir o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CVIP) totalmente online!
Pois é, o Brasil é o primeiro país a liberar a emissão online do documento que atesta a imunização contra a febre amarela e a novidade foi anunciada em comemoração aos 20 anos de existência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Apesar da maioria dos postos de saúde fornecer a vacina, nem todos ofereciam a emissão do documento.
Você pode solicitar seu CVIP gratuitamente no site de serviços do governo após tomar a vacina (também gratuita) em um posto de saúde próximo à sua casa.
O processo inteiro é bem simples:
- Tome a vacina contra a febre amarela;
- Cadastre-se e envie a solicitação pelo site do governo. Para isso, você deverá enviar dados de sua documentação e da carteira de vacinação nacional;
- Aguarde a aprovação de sua solicitação (até cinco dias úteis);
- Se aprovada, você receberá seu CVIP diretamente e poderá imprimi-lo;
- O certificado dispensa a presença física do cidadão em um posto de atendimento. Assine no local indicado e risque esse item da sua lista de coisas a fazer para sua viagem.
Mesmo que você não vá viajar no momento, se tiver um tempinho livre, é válido tomar a vacina e solicitar o CVIP para viagens futuras. Cerca de 100 países exigem o certificado contra febre amarela e, muito provavelmente, um deles está em sua bucket list.
Quer saber se o destino que você vai visitar exige CVIP? Confira aqui algumas respostas para perguntas frequentes quanto à vacinação pré-viagem.